Saiba o que pode afetar a ação dos contraceptivos

Dentre todas as muitas formas de contraceptivos hoje em dia, as pílulas anticoncepcionais são as mais predominantes, mas muitas coisas podem interferir com a ação das pílulas e evitar que funcionem adequadamente. Elas agem regulando os hormônios, prevenindo a ovulação e, consequentemente, evitando a concepção.

Entretanto, a pílula não é mágica! Pois, se não for ingerida de acordo com as recomendações médicas, ela não funcionará. Muitas coisas podem interferir com os níveis de eficiência da pílula, fazendo com que falhe, levando a uma gravidez indesejada. Conheça algumas das causas mais comuns que podem afetar a eficácia dos contraceptivos.

Esquecimento

O esquecimento é uma das razões mais comuns do fracasso da pílula anticoncepcional no controle da natalidade. A pílula, quando usada de acordo com as recomendações é quase 100% eficaz. Contudo, quando acontece de a pessoa esquecer-se de tomar uma das pílulas na sequência, a eficácia cai 9%, para 91%.

Isso significa que 9 entre 100 mulheres passam por uma gravidez não intencional todos os anos por haver esquecido de tomar a pílula. Na realidade, algumas pesquisas oficiais chegaram à mesa conclusão quando entrevistaram mais de 500 mulheres no mundo inteiro.

fracasso da pílula anticoncepcional

Regularidade

A disciplina é importante! Procure tomar as pílulas sempre no mesmo horário, isso pode ajudar os hormônios a obter efeitos mais consistentes em seu corpo e ciclo. Quando ingeridas em torno do mesmo horário, todos os dias, as pílulas oferecerão a melhor proteção contraceptiva.

Inflamação intestinal ou outros problemas digestivos

Alguns quadros de inflamações intestinais e outros problemas digestivos podem impedir que o corpo absorva corretamente qualquer medicação oral, incluindo a pílula anticoncepcional. Qualquer coisa que interfira com a habilidade do corpo de absorver os hormônios ou aumentar a taxa na qual são metabolizados, pode diminuir a eficácia das pílulas.

As diarreias crônicas também podem impedir a absorção da medicação. Na realidade, se tiver problemas sérios de diarreia ou vômitos por mais de dois dias, deve agir como se tivesse deixado de tomar uma pílula. É também aconselhável que as mulheres com problemas intestinais sérios procurem outros métodos contraceptivos não orais.

Armazenamento dos medicamentos

Um dos aspectos mais importantes nos cuidados com qualquer medicação é nunca negligenciar as necessidade de condições especiais de armazenamento. Isto é, guardar as pílulas em um saco plástico pode aumentar a temperatura ambiente no carro ou em casa e fazer com que percam o efeito. Guarde as pílulas ou qualquer outro medicamento em temperaturas de 25 graus para manter a qualidade do produto.

Medicamentos

Certos medicamentos podem também ter um impacto na ação de alguns contraceptivos. Antes de prescrever as pílulas anticoncepcionais, o seu médico vai questionar se está tomando algum outro tipo de medicação. Ele é o único profissional capaz de aconselhar quanto ao uso de medicamentos combinados.

Por exemplo, alguns antidepressivos como o Prozac, além de alguns remédios para diabetes, estão na lista dos medicamentos que limitam a eficácia da maioria dos contraceptivos. Outro exemplo tem a ver com medicações indicadas para o controle da HIV que também interferem com a ação da pílula anticoncepcional. Até alguns tipos de antibióticos podem representar perigo quando são combinados.

Alimentos

Alguns alimentos que afetam os níveis hormonais também previnem que os contraceptivos funcionam adequadamente Dietas irregulares e alguns alimentos comuns como o inhame, produtos derivados de soja e laticínio podem impedir a eficácia dos contraceptivos orais. A dieta alimentar deve sempre ser em moderação para que a ação da pílula seja positiva.

Além de cuidados específicos, alguns hábitos também devem ser evitados:

  • Evite cigarros.
  • Elimine o consumo de álcool.

Além de adotar uma dieta saudável, faça exercícios físicos para ativar a circulação sanguínea e potencializar a ação de qualquer contraceptivo que estiver usando.

Compartilhe sua opinião